O que nos faz ter destreza para lidar com a vida, encarar as adversidades de frente, saber conviver harmoniosamente e desenvolver relacionamentos (amizades, relações familiares e/ou afetivos) duradouros, além de conseguir tomar decisões difíceis com clareza emocional e intelectual não são os conteúdos formais ensinados nas escolas, mas um conjunto de habilidades chamadas de sócio emocionais. Justamente por conta disso, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) sugere a inclusão dessas habilidades no desenvolvimento das atividades escolares.
O desenvolvimento dessas habilidades e competências acontece em todas as esferas de nossas vidas, desde a infância. Não apenas a escola, os professores, mas a família precisa estar atenta a isso. Afinal, questões ligadas à convivência se aprende convivendo! Quando a criança começa a se desenvolver e tomar suas decisões e/ou fazer suas escolhas, ela também se torna agente responsável pelo seu desenvolvimento a partir da auto análise, e é extremamente importante a escola e a família apontarem isso para que ela se torne capaz de aprimorar sua expertise socioemocional por conta própria na adolescência e na vida adulta.
O conjunto de habilidades socioemocionais, se racionalmente analisadas, podem ser divididas em 4 categorias: cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Contudo, é importantíssimo frisarmos que esta é apenas uma divisão didática e que, em se tratando da vida e do ser humanos, na prática tudo se mistura, relaciona, fortalece e há uma relação de inter dependência em muitos casos.
HABILIDADES COGNITIVAS
• Planejar
• Tomar decisões
• Pesquisar / Investigar
• Exercitar a memória
• Estabelecer relações lógicas.
HABILIDADES SOCIAIS
• Desenvolvimento da Inteligência Interpessoal e melhoria da capacidade de conviver
• Solução de conflitos
• Aceitação de regras de convivência
• Relação saudável com competições
• Melhoria de trabalho em equipe
• Cooperação
HABILIDADES EMOCIONAIS
• Autoestima
• Auto confiança
• Resistência à frustração
• Autocontrole emocional
• Autoaceitação
HABILIDADES ÉTICAS
• Tolerância
• Respeito à diversidade
• Respeito ao próximo
• Pensar no coletivo / Cidadania.
De acordo com o site do MEC onde podemos estudar a BNCC, “as competências socioemocionais envolvem habilidades como pensamento crítico, imaginação, estabilidade emocional, empatia, disciplina, curiosidade, responsabilidade, entre muitas outras.
A BNCC busca a formação integral dos alunos brasileiros, baseando-se no desenvolvimento de habilidades e competências diversas em prol do estabelecimento de uma sociedade mais justa, igualitária, democrática e inclusiva, a partir de cidadãos engajados, críticos e independentes. Assim, a educação tem um fim bastante completo, deixando de concluir-se no acúmulo de conhecimentos cognitivos. As competências socioemocionais assumem o papel relacionado à formação ampla enquanto seres humanos e cidadãos, tendo como enfoque a habilidade de educar as emoções. Essa aprendizagem leva em conta que estudantes capazes de assimilar e administrar as próprias emoções tendem a ter um desempenho melhor tanto no âmbito acadêmico quanto na vida como um todo — reduzindo, por exemplo, a indisciplina escolar e maus comportamentos, e também potencializando a aprendizagem das disciplinas”.
Para aqueles que tiverem interesse em se aprofundar no tema, segue abaixo um link bem interessante!
Base Nacional do MEC CLIQUE AQUI