SEJA BEM VINDO(A)! 

Caro professor,  a ideia ao oferecer um projeto pedagógico, não é dar uma receita de bolo pronta. É apenas uma base para que o aluno seja o protagonista da relação ensino/aprendizagem, enquanto você seja um intermediário. Além disso, um projeto pode – e deve – ser uma inspiração para que você crie seus próprios projetos. Vou adorar se você compartilhar comigo suas realizações!

Use o o e-mail contato@raquelalves.com.br para envio do seu material. 

E na Revista VIVER SENSÍVEL você encontra não apenas projetos, mas eixos norteadores da BNCC, etapas para criação de projetos e muito mais! Faça o download da revista CLICANDO AQUI

Faça também o seu cadastro e ganhe 5% de desconto nos livros de Raquel Alves, além de ficar por dentro dos lançamentos e novidades da autora. CLIQUE AQUI


Histórias são sementes que podem ajudar o desenvolvimento humano em sua plenitude. Quem tem auto estima e autoconfiança boas é mais feliz. E a literatura tem papel fundamental nessa construção.


PROJETO PEDAGÓGICO - SHOW DE TALENTOS

LIVRO REFERÊNCIA: a dança dos Bichos

Sinopse: Tudo seria mais fácil se fôssemos todos iguais, não é mesmo? Somos iguais como cidadãos, mas somos totalmente diferentes uns dos outros! Cada um de nós carrega sua história, cultura, fisiologia, afetos e sonhos. Porque uns gostam de olhar para as estrelas e pensar sobre o mistério do espaço infinito e outros gostam de fazer esportes? Porque uns tem deficiências e outros não? Os porquês não são problema... A questão é que somos todos um conjunto chamado sociedade e como podemos tratar como iguais os seres humanos, que por sua essência e excelência, são uns diferentes dos outros? E como podemos nos reconhecer e nos amar nos entendendo como únicos?

Temas Transversais Contemporâneos: Cidadania e Civismo / Meio ambiente / Multiculturalismo

Indicação de leitura: Leitor iniciante (4 a 6 anos) Leitor em processo (7 a 9 anos)

BNCC - Referências

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF12LP02) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Projeto na prática

Objetivos: Favorecer a integração e respeito com seus pares, tornando-se significativo o processo de formação do indivíduo, ampliar o vocabulário, a criatividade, a linguagem oral, o tempo de escuta e concentração; estreitar vínculos afetivos e ampliar o repertório conceitual e atitudinal dos alunos mediante as experiências com a leitura, a encenação, jogos, o trabalho em grupo e valorizar os talentos de cada um.

Desenvolvimento: Organizar um evento de “Show de Talentos” com as crianças.

Tempo sugerido: 15 dias

Organização: 

1. Promover a leitura do livro “A dança dos bichos” com a turma;

2. O professor pode realizar a leitura compartilhada, onde sentados em círculo, se reúnam durante 5 dias consecutivos, ao final do período de aula, para a contação da história.

3. Após a leitura completa do livro, o professor convida seus alunos a falar sobre o contexto do tema proposto na história e dá início à elaboração de representações sobre as personagens, suas características e importância dentro da história, em 2 dias de atividades.

4. De conhecimento do texto, de forma detalhada, o professor apresenta a proposta do “Show de talentos”.

Sensibilização:  Após a leitura e explanação do livro “A dança dos bichos”, organize um evento para que todos possam apresentar seu talento. Os alunos serão convidados e estimulados a fazer uma apresentação de forma espontânea para os colegas, seja dança, mágica, desfiles ou dublagem, etc. O tema é livre e a intenção é dar oportunidade para eles se expressarem e mostrar o que sabem e gostam de fazer. A oportunidade de fazer arte é significativa e valiosa. As vivências durante a infância são marcantes e são levadas por toda a vida.

Avaliação: A avaliação convém que seja processual e formativa durante todo o desenvolvimento do projeto. A apresentação das atividades artísticas trará ao professor a oportunidade de analisar o pleno entendimento da proposta que a história abordou, que enfatiza o respeito ao próximo e a valorização de cada indivíduo e suas competências, dentro de um contexto social.

Para ter acesso a outros projetos pedagógicos além de conteúdos inspiradores diversos, baixe a Revista Viver Sensível no final da página ou se preferir CLIQUE AQUI

POR UMA EDUCAÇÃO DO FUTURO - RAQUEL ALVES em TEDx


“Não basta alfabetizar. Só gosta de ler aquele que descobre o prazer pela leitura. E isso precisa ser ensinado.”

Leia as crônicas de Raquel Alves sobre educação publicadas no site da REVISTA EDUCAÇÃO: CLIQUE AQUI


Raquel Alves entrevista educadores e profissionais para entender o papel da educação na inteligência e na segurança emocional dos alunos. Para ler, acesse na área da DOWNLOADS. E se quiser ser entrevistado, entre em contato!